Subscribe:

Apoiadores:

domingo, 24 de abril de 2016

O coronel Ustra, os nazistas e Bolsonaro

(por João Lemes - jornalista)
O país assiste à outra aberração praticada pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC do Rio), que agora pode, enfim, ser cassado. Tudo porque ele elogiou o coronel Carlos Alberto Ustra, ex-comandante militar torturador da ditadura. Foi na sessão do impeachment que Bolsonaro ofereceu seu voto ao coronel Ustra, causando muita revolta.

O coronel Ustra nasceu em Santa Maria e faleceu em 2015. Para muitos, esse senhor foi um monstro assim como os nazistas alemães que torturaram e mataram milhões de judeus na 2ª guerra. Ainda hoje, vários homens e mulheres relatam o inferno que passaram nas mãos de Ustra, que mandava dar choque nos ouvidos e nos mamilos delas, colocar até correntes no pescoço dos homens como se fossem cães. Evidente que Ustra nunca admitiu a monstruosidade. Dizia apenas que acatava a "missão" do Exército.

Para ilustrar o tema é bom relembrar a filósofa Hannah Arendt, a qual assistiu ao julgamento do nazista Adolf Eichmann, acusado de transportar milhões de judeus para o extermínio. Imagine que Eichmann também disse que cumpria ordens, não se considerando um monstro. Hannah então concluiu que ele dizia a verdade. De fato ele não era um monstro. "Era só um homem comum, terrivelmente comum, incapaz de pensar por si, como a maior parte das pessoas", defendeu a filósofa. 

Para Hannah, quem pensa se dá conta do mal, pois a maldade não pode ser coisa dos inteligentes. Assim concluímos que o holocausto aconteceu devido à obediência de milhares de servidores públicos nazistas que só sabiam obedecer a ordens. Seria o coronel Ustra um ser assim, incapaz de pensar por si? E o que dizer de Bolsonaro?          

22 comentários:

Anônimo disse...

Jair Messias Bolsonaro PSC-RJ SEU BURRO!

Anônimo disse...

ola, pelo informações que tenho o Dep. Jair Bolsanaro, pertence ao partido PSC e não ao PP favor rever se não ha um equivoco nesta noticia

Anônimo disse...

Mas por incrível que pareça, Santiago tem muitos admiradores do Sr. Bolsonaro, inclusive jovens que devem ser influenciados pelos pais.Uma pessoa que diz que prefere um filho morto do que homosexual não deveria nem ser pai que dirá deputado que representa a população.

Anônimo disse...

Pois é, bolsonaro saudou ustra, ja dilma e lula enviam milhões$$$ para ditadores, tiram fotos e ta tudo certo! pode chorar mas é Bolsonaro 2018! e tua turminha LGBT vai se f..... com ele!

Anônimo disse...

Estão desesperados tentando desmoralizar o Bolsonaro, deve ser por não conseguirem o chamar de corrupto...Agora quando LULA e DILMA elogiam Fidel Castro não vejo nenhum mimimi da imprensa, estão preocupados com audiência e não com uma solução para resolver a situação do país.

Anônimo disse...

E a burguesia Santiaguense com adesivos do Bolsanaro nos carros!!

Anônimo disse...

e a dilma e o lula apertando mão de ditadores que matam milhoes e fazendo doações com nosso dinheiro pode .pelomenos bolsonaro é um dos unicos politicos que tem ideias que poderiam mudar o brasil para melhor.

Anônimo disse...

nao vao conseguir manchar a imagem do bolsonaro querem fazer com ele o que fizeram com sergio moro de heroi a bandido,varios la vestiam camisetas do che guevara que so do fuzil dele matou 600 pessoas do maringuela que era guerrilheiro entao homenagear um militar nao pode la homenagearam ate o lennim criador do comunismo e do marxismo,a esquerda quer mudar a historia mas nao vai conseguir e so entrar na internet e ver os ex guerrilheiros da esquerda confessando seus crimes ,muitos que julgam bolsonaro sao desinformados pois dilma russef por exemplo foi guerrilheira e pertenceu a vpr e colina entao pessoal saiam do facebook e vao atraz da verdade pois a midia e a esqueda vao so te mostrar um lado....

Anônimo disse...

chorem a vontade pois bolsonaro defende a familia defende a propiedade privada defende o exercito defende a patria e ele nao e homofobico ele e contra o kit gay e a ideologia de genero nas escolas coisa que esse povao que ve muita novela nao sabe.parabenz militares pelo 31 de marco de 1964.......gracas a voces e a o coronel ustra nos nao somos uma cuba ......chorem comunistas bolsonaro vem ai para derrubar essa ditadura petista e comunista......nao arranco meu adesivo nem a baixo de pau.o engracado e que aonde eu vou todos vem me pedir adesivo do bolsonaro..

Anônimo disse...

Nem Lula, nem Dilma, nem Bolsonaro. Um ladrão, uma apoiadora de ditadores(venezuela,Cuba) e um preconceituoso. Temos o direito de fazer nossas escolhas, não precisamos seguir a cartilha de ninguém. Esse é um Brasil pra brasileiros sem distinção de credos, raça, classe social ou preferência sexual. Tirar um deles para colocar outro é trocar seis por meia dúzia.

Anônimo disse...

Os heróis de 64 que salvaram o país de uma ditadura comunista hoje são hostilizados por esses acéfalos que criticam o coronel ,mas do contrário acham lindo Che Guevara que matou muito mais em cuba,acham lindo o pt financiar ditadores, por que não falar nada do socialismo apoiado pelo governo federal que manda dinheiro do povo para fazer obras em outros países?? Não sabe nem o partido do cara e vem escrever besteira!

Anônimo disse...

E VIVA O BOLSSONARO.

Anônimo disse...

Ei quero brincar de gaviao sou o ultimo da fila kkkkk

Anônimo disse...

Estão tentando demonizar o Jair Bolsonaro. Ele representa, legitimamente, a parcela de extrema direita da população. Não há crime algum nisso, pelo contrário, o contraste representativo só amadurece uma regime democrático. Liberdade de expressão à todos, independente da ideologia investida.

cristiano pauletti disse...

senhores... até agora conheço apenas um dos lados da história e ainda totalmente incompleta... então parei para pensar... não que sege um intelectual, como varios dos senhores... mas como um cidadão comum e indignado.. pensei então, como irei fazer um julgamento e tirar uma conclusão se sou um completo ignorante sobre a a história política de nosso país? não sei nem se quer quem foram os protagonistas de nossa democracia e tal... então fico aqui me irritando com nossa atual situação, olho para a frente e não vejo se quer uma luz... ou seja pelo mennos em minha mente eu teria que ter uma opinião formada com uma solução para tudo isso... mesmo que na pr´tica não funcionasse... mas não!! não tenho a menor ideia de qual atitude tomaria caso fosse o presidente eleito.. isso é profundamente lamentável, pensei.. pois se eu nem se quer faço ideia da nossa história e tão pouco tenho uma solução "virtual" para isso tudo... como posso votar ou esperar algo de algum político que certamente é como a grande maioria um corrupto e oportunista? então cheguei a conclusão que quero e preciso conhecer os dois lados da história..!!! preciso pelo menos alimentar minha ideologia por mais ignorante e desorientada que ela venha a ser... alimentá-la de informações... informações científicas mesmo que saiba que encontrarei destorções em ambos os lados... resolvi então começar pela direita, baixei o livro do dito ditador BRILHANTE USTRA chamado A Verdade Sufocada . isso não quer dizer que eu seja um apoiador da ditadura ou faça apologia a tortura..por favor não me façam tal julgamento... mas posso garantir aos senhores que após ler desde a dedicatória, agradecimentos, prefácio até algumas páginas iniciais estou conseguindo entender algumas acusações feitas de ambos os lados as quais eu ouvia e não fazia a menor ideia do que se tratava... viva a informação !! um dos piores dos defeitos do ser humano é a ignorância... cansei de me sentir assim... quero ver se mudo essa história .. pelo menos a minha...kkkkkkkkk grande abraço a todos... e perdão pelas incoerências da escrita...

Anônimo disse...

e espero que chegue nos assessores do bolsonaro essa charge que esta vinculando ele como nazista , dai talves com um baita processo esse tipo de desmoralização não aconteça mais.

Anônimo disse...

Burguesia ou não, todos tem o direito de apoiar Jair Bolsonaro, que traz os valores antigos da sociedade brasileira. Direitista liberal-conservador, para nos libertar dessa crise moral que vivemos neste tempo contemporâneo.

Nilson Pereira disse...

Para Hannah Arendt, os crimes cometidos durante a segunda guerra mundial especialmente os julgamentos de alguns dos comandantes nazistas eram atitudes meramente legais, cumprindo ordens, ou seja, tudo o que faziam era cumprindo determinações do alto escalão da guerra. Assim, como as alegações dos criminosos da época, não é diferente o que alegou o ex-coronel Ustra (ver no youtube) atribuindo a culpa ao Exército Brasileiro. A conclusão que se chega é que, as maiores atrocidades cometidas contra o cidadão por seus algozes estavam embasadas em lei. O que Ritler fez contra seu povo foi aprovado pelos legisladores da época. Portanto, muito cuidado com o que é votado na Câmara, pois corremos o risco de se institucionalizar o crime nas entrelinhas. Por isso, tudo deve ser discutido com muita cautela. O que não significa que apoiar A, B ou C seja um ato ilegal da época. Com a palavra o Supremo Tribunal federal...

Anônimo disse...

O que é Cel Ustra perto de Tcheguevara e Fidel Castro que Lula e Dilma tanto admiram?

Anônimo disse...

Um ridículo, se fez e viveu no partido dos ladrões (PP) do Paulo Maluf, e agora, saltou fora para conseguir concorrer a presidência. Mas alguém vai esquecer do partido que ele veio e apoiou? Em todos esses anos de Deputado, apresentou só 1, isso mesmo UM, projeto de sua autoria, chega a ser uma piada. Conseguiu sim, boca para seus filhos na política. Olhem bem a história desse militar, considerado vergonhoso para o Exército, por militares da época da ditadura, a qual defende tanto agora. Foi expulso do EB, considerado indigno para o oficialato, proibido de entra na AMAN (Academia que forma os oficiais do EB), e só reverteu essa situação porque apelou para a Justiça. Seu pequeno "sucesso" atual, de dá em virtude de falar muitas coisas que os "filhinhos de papai" também apoiam, tipo fim dos programas sociais, fim do MST,fim dos sindicatos trabalhistas (patronais não, é claro), fim das cotas raciais, fim da proteção aos índios, discriminação aberta contra os homossexuais, fim da lei do desarmamento, etc etc etc. Acho engraçado, talvez eu seja burro demais, pois vejam: no Brasil, muitas pessoas que se autointitulam "de direita", querem que o governo forneça, de graça, subsidiados, ou com financiamentos com juros irrisórios e a perder de vista: Saúde, Ensino, Habitação, financiamentos para empresas e agricultura, previdência estatal para o funcionalismo e para o trabalhador em geral, socorro por quebra de safras, calamidades climáticas, estabilidade no emprego, e inúmeros outros "direitos". Esse "assistencialismo" a que estamos acostumados, boa parte "culpa" de Getúlio Vargas, é o gene mais puro do Comunismo ou Socialismo.Tudo isso acontece nesses regimes, onde o cidadão produz o que consegue, mas recebe só o necessário em valores de moeda, e o estado supre todas as necessidades da população sem cobrar nada por isso. Ou seja, o estado está em toda parte. Se o Brasil virar, um dia, um país verdadeiramente capitalista, de direita, democrático, anti-socialista, e eu espero que isso aconteça, se preparem "filhinhos de papai", pois tudo será pago do bolso, o plano de saúde, a previdência privada,os mais mal remunerados serão os funcionários públicos, sem estabilidade, quem quiser ganhar bem irá para a iniciativa privada, os melhores serão recompensados, os mais fracos e menos aptos, não conseguirão competir, e se a empresa, ou o produtor quiser ter garantia de preço ou de sobrevivência, que pague um seguro privado, ou se arrisque a ser engolido pelos mais aptos. è assim nos EUA, e na maioria dos países "de direita". Por isso pergunto aos ignorantes de direita e de esquerda também, vocês discutem, se matam, e nem sabem pelo que estão brigando.

Ricardo Tolfo disse...

Simplesmente Bolsomito!!!

Anônimo disse...

Apenas quero esclarecer o cidadão acima, dizendo que o deputado Jair bolsonaro apenas Aprovou um projeto, mas apresentou diversos(os quais são de grande importância a nossa sociedade atual, mas não é dada a devida importância por parte do resto do congresso) . E cabe salientar que não cabe ao deputado aprovar, isto é, caso o senhor não saiba existe uma votação. Pesquise melhor antes de sair digitando o que quer, seja o senhor contra ou favorável à quem escreve...

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta