Subscribe:

Apoiadores:

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Alunos de Literatura escrevem livro


URI – Os alunos do 2º ano do Ensino Médio, coordenados pela professora Ana Paula N. Milani Z. (Literatura), produziram uma obra coletiva. Numa conversa informal de sala de aula surgiu a ideia de escrever “folhetins”, que eram a maneira como eram publicados os primeiros romances brasileiros, com capítulos periódicos. A partir dessa sugestão dos alunos, iniciou-se a produção de um romance, com a participação de todos os estudantes.

Conforme a professora, a turma foi dividida em grupos, e, semanalmente, cada grupo entregava pronto seu “folhetim” que, depois, seria transformado no livro da turma. “O trabalho foi árduo, pois cada aluno deveria ler tudo o que já tinha sido escrito e manter uma adequada sequência narrativa no prosseguimento do trabalho”, contou Ana Paula.

O produto final do trabalho é o romance ‘Lembranças de um passado de incertezas’, cujo título foi escolhido, dentre muitas sugestões dos próprios alunos, por votação.

O livro conta a história das desavenças dentro da família De la Vega, que tem muitos mistérios a serem compreendidos e resolvidos. Em meio às peripécias da família, destaca-se a linda história de amor de Dirceu e Isabel, que se desenrola bem ao gosto folhetinesco do Romantismo. Os alunos ainda fizeram uma sessão de fotos, nas quais encarnaram os personagens criados por eles mesmos (veja).

Lançamento: dia 25 de outubro, às 19h, na escola. Dia 10 de novembro, na Feira do Livro de Santiago, às 19h.

0 comentários:

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta