Apoiam este projeto:

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Artigo da semana

Humildade - quem realmente tem, não diz
(João Lemes)*
Hoje ouvi uma pessoa dizer na imprensa: "Eu sou muito humilde, tenho humildade. Sempre tive". Só faltou dizer "e foi assim que eu fiquei famoso e importante".

Lembra-me um bordão que muitos dizem de forma errada: "Vou lá prestigiar o evento dos professores". É o mesmo que dizer "vou levar o meu prestígio ao evento"...

A palavra humildade vem do latim "humilitas". Quer dizer de “pouca elevação”, uma relação com a ideia de modéstia. A humildade é um sentimento importante porque faz a pessoa reconhecer suas limitações, evitar a soberba e o orgulho. Enfim, nos coloca no nível dos demais.

Quem tem humildade (quem de fato é humilde) não usa dessa virtude para se enaltecer. É como a ética; existe para ser praticada, não para ser comentada por quem pensa que a possui.

Portanto, sejamos humildes para admitir nossos erros, inteligentes para aprender com eles, maduros para corrigi-los e éticos para não passarmos repetindo nossas virtudes.

"O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens". (Mahatma Gandhi).
*( Jornalista e professor -  mestrando em Educação pela UFSM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta