Apoiam este projeto:

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

HCS não se manifesta sobre a médica denunciada

Santiago - O Nova Pauta acabou de falar com  a médica Sônia Nicola, diretora clínica do Hospital de Santiago. Ela disse que o hospital não vai se manifestar sobre a queixa de que uma médica não teria atendido direito um menino com problema no baço, o que gerou uma ocorrência e foi notícia no site do Expresso. Segundo a médica, o diretor Rúderson Mesquita (foto) está em férias no exterior e só na sua volta haverá uma posição do hospital.

A denúncia
Na noite de sexta, 3, uma senhora chamou a Brigada no Hospital e registrou ocorrência contra uma médica plantonista do pronto-socorro. Ela relatou que seu filho de cinco anos caiu de bicicleta na quarta (dia 1º) e buscou a emergência. A médica que estava de plantão atendeu, fez exames, prescreveu a medição e a liberou, pois não havia lesões graves.

Já na madrugada de quinta (2) mãe e filho retornaram ao pronto-socorro porque a criança estava com vômito e febre. A mesma médica teria se negado a atender o menino. Após a troca de plantão eles voltaram e a criança foi atendida por outro médico, que identificou hemorragia interna provocada pelo deslocamento do baço, sendo encaminhada para cirurgia. O menino ainda está hospitalizado e recupera-se bem.

O velho drama do pronto-socorro
Há horas, meses, anos que o problema do pronto-socorro (foto) é o mesmo. Lotado, com poucos minutos para que um médico faça o mínimo por um paciente. O interessante é que quando as pessoas cobram por melhorias, há um jogo. O hospital diz que o  local é mantido pela prefeitura. A prefeitura diz que paga 250 mil por mês pelo serviço de pronto-socorro, mas que os médicos e demais estrutura deve ser mantidos pelo hospital, que inclusive também recebe das demais prefeituras da região.

Enquanto isso, no local há também atendimento pelo IPE (Estado) e pela Unimed, um convênio privado que usufrui do que é público. Vamos aguardar o retorno do chefe maior para avançarmos mais nessa questão tão problemática entre outros assuntos pertinentes à área.

23 comentários:

  1. Pelo jeito nem tudo é maravilhoso no grandioso hospital de "caridade". Se o "dono" não está, fica a deus dará? Negligência + despreparo = médica do HCS

    ResponderExcluir
  2. Hum, não sabia que ele era dono do hospita!Achei que fosse uma entidade filantrópica.

    ResponderExcluir
  3. muito triste a cituacao do brasil ,nada e tao ruim que nao possa piorar se continuar assim vamos rumo ao padrao venezuela a inversao de valores e tao grande que o governo e a midia ja estao deixando o povo besta ,mas o mais triste e o povo que aceita tudo e acha que vive num pais maravilhoso e nao se informa direito .a grande midia esta colaborando para a destruicao do brasil manipula e nao esconde o seu vies ideologico que ajuda a inverter valores a propria reporter da globo newz disse que 'tudo que junta fe valores e familia beira o extremismo.resta a internet 'para se informar 'mas corram pois o rodrigo maia ja disse que quer mexer nas redes sociais .acessem folha politica para mim o melhor site de informacao do brasil....-saudades de 1964-bolsonaro presidente 2018 para comecar a resgatar o brasil das maos desses comunistas ladroes nao so de dinheiro mas de liberdade tambem-

    ResponderExcluir
  4. Querer comparar Bolsonaro com Geizel ou Jarbas Passarinho e brincadeira. Populismo puro. Me mostrem um protetor do Bolso que eu voto nele. Com 25 anos de Deputado nem um projeto.

    ResponderExcluir
  5. Sei que podemos ter problemas com atendimento no pronto socorro e algumas coisas mais, mas pessoal quem se queixar dá saúde de Santiago, do hospital só pode estar em uma das duas situações, ou nunca saiu daqui ou é mal agradecido, pois quartos do SUS com ar condicionado e TV de LED só vi aqui em outros lugares tomara ter uma cama ou uma maçã para deitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste ler este comentário, provavelmente de alguém muito viajado e q sai de Santiago para ser atendido em outras cidades, já q sabe tanto sobre estruturas hospitalares.
      Não são televisões de led nem ar condicionado q fazem o atendimento e sim profissionais. Por que será q só se investe em obras e não em profissionais? Reflita.

      Excluir
  6. O caso em questão é o atendimento no PA. Onde já houveram casos,num passado recente, que ninguém gostaria que acontecesse em suas famílias.
    Cabe à prefeitura, como pagador, cobrar a eficiência do trabalho.
    Cabe ao HCS, como prestador, cobrar competência de seus funcionários.
    Cabe à Câmara, como a CASA DO POVO, cobrar nossos direitos.
    Se nada disso funcionar, só a Promotoria ou o "MORO" pra resolver.
    Gostaria de ler comentários inteligentes e sérios à respeito, sem ideologias baratas e principalmente sem "terneiragem".
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Um dia quero ser chefe do hospital e viajar pro esterior.

    ResponderExcluir
  8. Mas quanto as instalações veio dinheiro do sus. .. e quanto ao atendimento profissional algumas vezes deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  9. Quem deveria explicar é a diretora técnica do hospital, porque um exame (RX, tomografia, ultrassom) feito pelo SUS no pronto socorro ou internado tem que ser autorizado por ela e não pelo médico que atendeu o paciente .
    Será que a culpada nessa história é a médica que atendeu o paciente ?

    ResponderExcluir
  10. bom averiguar...parece que existem prontuários que fazem a versão da mae cair por terra....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora existe a defesa. Basta investigar e descobrir quem tem a razão.

      Excluir
  11. O servico de hotelaria do hospital é muito bom mas o que salva vidas não é isso. São profissionais capacitados e tecnologia. Qdo. é um caso muito grave não tem que transferir pra outro local? Temos UTI neo-natal? Temos condições de atender traumatismos cranianos? Não, em ambos os casos colocam em uma ambulância e transferem. A diretora técnica não tem autonomia nem capacidade pra responder por um atendimento médico? Precisa que um profissional com formação em administração responda por isso?E qto. ao hospital ter dono, só sendo muito inocente pra não ter percebido isso. Filantropia só no nome e pra receber verbas.Ar condicionado salvou a criança? Não ,foi um médico realmente competente.

    ResponderExcluir
  12. Pelas informações do blog do R. Nemitz, o ultrasom seria feito no dia seguinte pq o serviço só começa às 7h. Mas não existe serviço de urgência neste hospital? Doença espera horário de expediente? Então a culpa não foi da médica, foi de quem administra o serviço.

    ResponderExcluir
  13. anonimo as vezes evitar um gol e melhor que fazer um gol o bolsonaro tem os melhores projetos para o brasil mas tu acha que ele que luta pelo povo vai ter apoio la dentro ,la dentro quem tem apoio e so quem faz parte da corja e participa dos roubos,ele representa uma ameaca para esse sistema mafiocrata ele e a oposicao de um homem so por isso e tao perseguido pela esquerda ,bolsonaro e a rapa do tacho defende valores ,familia ,justica e um cara patriota e nao e corrupto ,so vejo uma coisa para alguem correto nao apoiar bolsonaro a desinformacao apenas isso mas se nao gosta dele vote no lula ou na marina silva ou no aecio e continue colaborando para a destruicao do brasil.sobre ele ter tido so quatro votos para presidente da camara isso nao e novidade sinal que la so tem quatro honestos ele o filho dele e mais dois.-so uma intervencao militar salvara o brasil-

    ResponderExcluir
  14. Estamos falando de um problema de saúde que aconteceu em nossa cidade. Esquece o Bolsonaro. Ele nem tem conhecimento da nossa existência. Fanatismo faz as pessoas perderam o senso de realidade.Hoje foi com a criança e a médica, amanhã pode ser um de nós e Bolsonaro não tem nada a ver com isso.Cai na real.

    ResponderExcluir

  15. Meu Deus quanta bobagem, O H.C.S não tem dono, tem pessoas responsáveis que no momento oportuno vão explicar o que aconteceu. Toda história tem dois lados, então a mãe já foi ouvida agora é a vez da médica dar sua versão. Depois a população julga e condena, esquece que existem leis para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bobagem não, pessoa. Isso é medo, pânico, de quem tem filhos pequenos e sabe que algum dia pode precisar dessa instituição filantrópica e desses profissionais tão polêmicos.

      Excluir

  16. Quanto ao atendimento do IPE no PS, eu tenho e tds as vezes que necessitei de atendimento no PS foi solicitado o cartão do SUS que se tornou documento obrigatório. O PS só atende pelo SUS até porque o local não é para consultas comum e sim para emergência. O problema é que as pessoas não entendem isso ou se fazem de besta para complicar.

    ResponderExcluir
  17. Olha sempre me pedem a carteira do SUS e tbm da UNIMED e se recebem do SUS não sei mas cada vez que vou no plantão vem descontado da UNIMED no meu caso, e o nosso Blogueiro e vereador que prometeu colocar o nome da Medica pipocou como sempre, era Médica e não um João ninguém q sempre tem o nome e foto no Blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk e pior parece que saiu na defesa da causa.

      Excluir
  18. concordo bolsonaro nao tem nada a ver com isso ,mas acreditar em um brasil melhor sem estar informado nao vai adiantar nada alias a desinformacao e o pior cancer em uma sociedade ,tudo dentro de uma nacao passa pela politica ,no brasil tem dinheiro pra tudo lei rouanet artistas ricos levando milhoes dinheiro para ongs e instituicoes de esquerda para pregarem suas atrocidades e cagarem na foto do bolsonaro que defende a familia resumindo quando muitos mamam a teta seca.

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta