Apoiam este projeto:

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Você tem cultura de quê?

(João Lemes)
Há pouco andei em Canela onde tudo é cuidadinho! Lá ninguém sai cortando árvore nem colocando entulho em calçada. E hoje vi que em São Paulo haverá multa de 5 a 10 mil para pichadores.

E aqui? Aqui é mato ou lixo na calçada etc. Nem mesmo uma madame respeita a limpeza pública. Ela sai bem bela com seu cãozinho (e tem muitos homens que também fazem isso). Ao olhar pras suas mãos, não vemos um plástico sequer... Já o pedestre que usa a calçada, este vê outra coisa nos sapatos. A isso (aos tais 'descaprichos') chamamos cultura. Tem a cultura da limpeza, da educação e a cultura do relaxamento...

Radar móvel já
Em Santiago temos a cultura de correr no asfalto pelo centro onde a velocidade é de 40 k/h. Aí o baque contra calçadas, postes e vasos é certo, isso quando não atropelam idosos em plena faixa. As motos, então... Toda a tele que se preza só tem nome aliado à correria. Já dá para tirar um mapa por aí.

Como solução o povo quer quebra-molas. Outros querem educação e alguns querem o radar móvel. E é isso que o prefeito vai fazer; um convênio com a Polícia Rodoviária Estadual  para arrumar emprestados aqueles radares que eles usam para multar quem corre acima de 80 após passar pelos trechos esburacados rumo a São Chico.
 Cultura da plantação
Aproveito ainda para mostrar essa outra cultura. Alguns usam as calçadas para ampliar as lavouras. Antes que alguém diga que é bonito, que isso sim é correto, aviso: a calçada só tem um dono; o pedestre. Claro que a plantação de mandioca ou feijão é algo que nos anima. Dos males, o menor. Pior é o matagal, o lixo e o cocô do cachorro...
Plantação de mandioca em vez de calçada. Bairro Zamperetti -  Santiago.

3 comentários:

  1. Recebi agora de um leitor: "só que toda a responsabilidade é jogada para os governantes, esquecem as pessoas, que os governantes saem dessa mesma massa de mal-educados, que entendem que só têm direitos e nenhum dever."

    ResponderExcluir
  2. Tem terrenos que é uma vergonha o matagal e com certeza os donos da maioria não são pobres porque a maioria deles é localizado nas ruas centrais.Bem em frente a pracinha do COLÉGIO THOMAS FORTES o mato tava tomando conta de um terreno.Espero que o proprietariado já tenha limpado.

    ResponderExcluir
  3. ta louco chega de radar... chega de multas, o infeliz anda a 45 kmh e vai ser multado, além que a cidade é uma lesma no trânsito imagina com radar... agora eu te pergunto... se esse motorista que derrubou os vasos de flores for pego em flagrante ou for descoberto dua infração, que pena ele sofrerá?????????
    é a impunidade a principal responsável

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta