Apoiam este projeto:

quinta-feira, 30 de março de 2017

As itinerantes vêm aí!

(J.Lemes)
Santiago - Em abril vai aportar por aí mais uma daquelas feiras itinerantes, que vendem de tudo e não dão nota fiscal de nada. A Prefeitura e o Centro Empresarial unem forças para forçar a burocratização pra cima delas e impedir que voltem a saquear o dinheiro circulante do comércio local, que é quem sustenta os empregos de quem vai lá comprar.

Cheque carimbado
Como os juízes costumam atender as liminares propostas pelas feiras, em atendimento à lei de livre comércio, pouco se pode fazer para barrá-las. A não ser exigir papelada e afins. No entanto, a melhor propaganda contra elas, as próprias se encarregam de fazer: ano passado, dezenas de pessoas se queixaram que compraram com cheque e os feirantes descontaram antes do prazo, deixando muita gente no vermelho.

Economia no vermelho
Existe uma união de esforços entre a Prefeitura, Centro Empresarial e imprensa. Pena que os clubes não tenham a mesma sensibilidade. E, claro, os consumidores que acham que estão fazendo um bom negócio por comprar tal ou qual produto que ele acha que é mais barato do que o oferecido no comércio local (sem nota, nem garantia). Mas, na real, está mandando dinheiro pra fora, em vez de ficar no nosso comércio. Menos dinheiro circulando é ruim pro bolso de todos.

2 comentários:


  1. Caro João Lemes,



    A prefeitura municipal NÃO pode conceder ALVARÁ para a Feira realizar suas vendas em clube, pelo simples fato de que NÃO há previsão legal de existir um ALVARÁ COMERCIAL em clube social, sendo este, possuidor de ALVARÁ ativo, portanto, regular, meramente para realizar atividades associativas. A partir do momento que o clube locar o espaço para realizar o comércio, perde as ISENÇÕES de IPTU, e demais benefícios fiscais etc....

    Atc.

    ResponderExcluir
  2. Botar dinheiro dentro. Mas ser sempre mal atendida, produtos mais caros que PoA (e não são impostos). O consumidor quer alivio no bolso e se for pagar mais, que seja melhor tratado. Atendem como se fosse um favor. 300 uma camiseta, liquida stgo, sai por 120. Imposto? não excluam, mas atualizem o proprio servico.

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta