Apoiam este projeto:

quarta-feira, 8 de março de 2017

Uma vergonha para os homens!

A família. Eu estou no colo. (minha irmã mais nova ainda não existia)
(por João Lemes)
Minha mãe casou-se com 14 anos para escapar da lida braba da lavoura e da mão pesada dos irmãos. Aí, trocou tudo pelo meu pai, que dado ao estilo antigo, a colocou sabe onde? Na lavoura ou na nossa velha serraria (foto). Assim, ela criou oito filhos abaixo de trabalho braçal.

Lá na minha Coronel Bicaco não havia nem hospital. Os partos eram todos em casa. Quando o bebê já estava mais taludo, lá se ia a mãe pra lavoura. Deixava a criança numa sombra e dê-lhe trabalho.

Nos meses seguintes, os irmãos tomavam conta dos menores porque a mãe de novo estava de barriga cheia com outro irmão. Meu pai, por ser religioso, não permitia método contraceptivo (o diu já existia). Na visão do pai, isso era contra Deus.

Tudo o que minha mãe passou com meu pai não foi muito se compararmos a vida sem ele após seus 38 anos. Aí sim ela se viu sozinha no mundo e teve que doar os filhos. Mas graças às pessoas que nos criaram, todos hoje têm família e são honrados.

Essa é uma pequena história igual a muitas outras. E tem umas bem piores. Sei de muitas mães que apanharam a vida toda e ainda apanham, às vezes, até dos filhos ou netos. Algumas não apanham, mas sofrem de violência moral, que é terrível também. Lamentável!

Vergonha para os homens
A mulher conseguiu algumas conquistas nos últimos 100 anos, é verdade, porém é coisa muito pouca porque o machismo, a discriminação e a opressão seguem fazendo parte da cultura humana.

Conforme pesquisa do Datafolha, uma a cada 3 mulheres brasileiras de 16 anos ou mais foi esbofeteada, chutada, esfaqueada ou morta nos últimos 12 meses. Isso sim é uma vergonha para os homens!

Durante séculos as mulheres serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de refletirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural. (Virginia Woolf).

4 comentários:

  1. Belo texto, mas não adianta querer homenagear as mulheres somente no dia 8 de março, elas merecem ser homenageadas e respeitadas todos os dias, mas para isso é preciso que elas mesmas se valorizem.

    ResponderExcluir
  2. concordo em parte pois existe muita violencia contra mulheres,mas esta historinha de lutar por direitos e de discriminacao nao existe mais pois hoje em dia a mulher ja conquistou o seu lugar na sociedade ,nao comecem com essa historinha ja superada pela mulherada que elas sao excluidas da sociedade que nem fazem os grupos feministas de hoje...

    ResponderExcluir
  3. Eu não me sinto oprimida sempre batalhei. .me esforcei mas inúmeras mulheres não tiveram oportunidade de se libertação é por que não devemos parar de lutar. ..todo dia é o dia mulher eu sei. .mas a data de hoje nos fortalece para não desistir lutar por nós e pedir coragem mulher. .nada pode ser mais gratificante que a liberdade.

    ResponderExcluir


  4. - POBRE Dilma.Mulher de coragem.

    Luta contra o Estupro, que muitos apoiam. infelizes.

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta