Apoiam este projeto:

sexta-feira, 7 de abril de 2017

A (quase) queda de um homem

No Dia Mundial da Saúde
o tema é a depressão!

(João Lemes) - Hoje é o Dia Mundial da Saúde e o foco é a depressão, essa doença que não poupa ninguém. Se você não teve, cuide-se, um dia poderá ter. Portanto, quando ela chegar, o importante é estar preparado para lidar com seus altos e baixos. Como já passei por isso, publico este artigo para ajudar quem sofre.

Corria os anos 90 e o jornal Expresso ia bem lá em Salto do Jacuí. Não dava muito lucro, mas eu me divertia escrevendo as reportagens. Lógico, eu queria mesmo era aprender na prática o que não pude buscar na faculdade. Cada entrevista com médicos, engenheiros, eletrotécnicos, veterinários, advogados, professores, construtores, garis, tropeiros (foto) era uma lição. Minha memória era tão eficaz, que muitas vezes anotava toda a conversa e, quando ia redigir a notícia, só olhava no rascunho para ter a certeza de que estava tudo correto. Eu cuidava de dois jornais. Um em cada cidade. E sem a internet. Assim, me sentia um super-homem que tudo podia.

As idas e vindas, varando noites em rodoviárias e dentro de ônibus, foi me esgotando aos poucos. Quando os amigos me alertavam para o tal de estresse, dizia que era doença de rico. Eu não seria atingido. Quanto mais trabalhava, mais vontade eu tinha. Infelizmente, não foi bem assim. Acabei adoecendo e quase coloquei tudo, ou melhor, todo o pouco que havíamos conquistado, a perder. Comecei a passar noites em claro, com insônia e, quando dormia, sonhava com o serviço, com as matérias, com as fotos.
Tá certo que eu só tinha uns 25 anos, mas o corpo humano tem limite. Está aí a primeira lição.
(segue amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta