Apoiam este projeto:

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Os motivos para o alto preço da gasolina

(João Lemes) - Essa questão da gasolina mexeu com muitos. A reportagem do Expresso há horas estava sendo esperada com um tema que há horas tinha a mesma resposta para o preço nas nuvens: a distância. Depois de muito trabalho da redação, ficou claro que os motivos para os altos preços não são muitos, e a distância não está entre eles, conforme disse o professor Marcos Machado (da URI).
 
Um motivo apenas - A bem da verdade, eu diria que o motivo é apenas um: a lei da oferta e procura. Aqui é bacana todos andarem de carro até sem necessidade. Tanto é fato isso que a frota da cidade chega a 35 mil veículos (incluindo motos). Isso dá uma média de três mil carros para cada um dos 10 postos. Aí, haja gasolina!
 
Preço livre - Cabe dizer ainda que o preço é livre. Se alguém quiser cobrar 10 reais o litro e houver comprador, feito o carreto! O que não pode, o que é crime se chama “combinação de preços”. Isso seria o malfadado cartel. E isso existe em Santiago? Quem pode dizer é só a polícia ou promotoria, depois de uma investigação.
 

Capitalismo é isso! - Mas o que eu posso dizer é que o destino quis (e o capital deles também) que muitos postos fossem parar na mão de poucos. Assim, é crime combinar preço, mas o “trato” consigo mesmo não pode ser crime. Aí o nome é outro: é monopólio, é poder, é capitalismo... crime não é!

4 comentários:

  1. É combinação (cartel), mas o povo tá se ligando, as pessoas estão divulgando o menor preço nas redes sociais e é lá que todos vão abastecer. Aí vai começar a concorrência!!!

    ResponderExcluir
  2. Santa Maria ja tem posto com gasolina 3,62 gasolina boa pois ja abasteci naquele posto varias vezes e não tive problemas.
    Bandeira BR

    ResponderExcluir
  3. João Lemes, o MP não pode intervir nesse caso, evitando um monopólio?

    ResponderExcluir
  4. O nosso RS esta perdido mesmo. Tem acontecido tanta coisa. Estive em SC e no PR dias atrás. Gasolina a 3,49 o litro...Maravilha. e o pessoal disse que vai baixar mais o preço nestes dois estados. Já no estado do RS que só tem "bairristas" o preço só sobe, sobe, sobe...

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta