Apoiam este projeto:

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Santiago, "Terra dos Coronéis"

(J.Lemes)
Antigamente quando um jornalista chegava numa cidade, logo algum jagunço batia nele.  Cansado de bater sem saber por que, um dos jagunços perguntou ao coronel o que, afinal, o jornalista havia lhe feito. O coronel, de pronto respondeu: "É pra não fazer!".

Ainda hoje, sempre tem alguém dizendo que Santiago é "terra dos coronéis" que andam e desmandam em tudo. Parem com essa asneira! Isso já se foi e faz tempo. Se queremos falar mal das coisas, vamos ser menos genéricos. Vamos canalizar fatos ou estaremos apenas justificando nossos fracassos.

É bom dizer que alguma opressão sobre o mais fraco é inerente da natureza humana e não é 'privilégio' só de Santiago. Nós mesmos, daqui do Expresso; dia destes fizemos uma ampla cobertura sobre abuso de preço dos combustíveis. O valor baixou, mas alguns donos de postos também nos baixaram a lenha e até nos perseguem de alguma forma. Sempre é assim. Quando alguém diz que estamos errados, o mais fácil é ficarmos brabos com quem falou do que olhar pro nosso umbigo.

Agora, essa história de viver dizendo que Santiago é Pedro ou Paulo quem manda e que nossa cidade é a pior do mundo já se viu que não cola mais. Chega de fatalismos! Todos somos livres e se alguém sofrer algo, que procure seus direitos, que venha ao jornal. Só nos tragam consistência porque nosso serviço não é cassar bruxas. Se estão desgostosos com algo, resolvam cada um seus dilemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta