Apoiam este projeto:

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dia do meio ambiente, e daí?

(João Lemes) Hoje é o dia do meio ambiente e Santiago e região têm grande programação a semana toda. Sei que alguém vai dizer o velho bordão; todo o dia deve ser dia do meio ambiente. Lógico, mas há que se ter uma data para que se possa destacar melhor essa necessidade de mudança cultural.

Aqui em casa ninguém joga uma casca, muito menos erva-mate no lixo comum. Isso também é feito na redação do Expresso. Toda a família, todos os servidores do jornal já se habituaram a essa  cultura. Sim, é preciso que vire hábito e, depois, cultura.

Digo isso para que você treine todos os dias. Como tudo na vida, é preciso paciência e dedicação para fazermos uma coisa que é tão fácil, mas que graças à uma antiga cultura (de novo a cultura) não recebe à devida atenção.

O incrível é que muitos daqui que vão a Gramado, Canela e outros centros mais bem cuidados, agem diferente lá. Ao retornarem à cidade natal, onde também deveriam ter os mesmos cuidados, esquecem tudo e dê-lhe lixo em qualquer lugar. Alguém consegue explicar esse fenômeno?

Antes que você  quebre os miolos para entender, vamos a algo mais fácil. Vamos seguir treinando as crianças. Elas sim poderão desenvolver a cultura da reciclagem, da preservação e do respeito ao planeta. E pelo jeito, só elas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta