Apoiam este projeto:

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Respeito, este sim é o símbolo do gaúcho

(por João Lemes) Na semana passada o Rio Grande deu mais um grito de liberdade para marcar o dia 20, data histórica para quem teve antepassado que peleou na Revolução Farroupilha. Sabe-se que o nosso Estado foi o mais sangrento. Quase nunca ficava fora de uma peleia, seja com os de outras pátrias, seja nas guerras civis.

Muitos criticaram dizendo que o gaúcho é de uma "bagualeza" total. Outros apoiaram as batalhas em nome da vontade de sair das garras do poder lá de cima. E há os que dizem até hoje que as guerras e revoluções eram sempre travadas pela burguesia, mas quem lutava e morria eram os pobres: negros, índios, mestiços e camponeses.

Mal ou bem, ricos e pobres formaram o povo deste torrão e deram origem às atuais gerações. O que importa é que tenhamos aprendido com o passado e nos dado conta de que a luta hoje é mais democrática, com a caneta no lugar da lança; com as ideias em vez de gritos e com a alma lavada com o chimarrão em vez de sangue de irmão.

Neste imenso chão, de tanta fartura, tem para todos os irmãos, basta que ensinemos a todos o valor do trabalho, do caráter, da amizade e do amor. Basta que tenhamos algo melhor que a simples aceitação das diferenças. Basta que tenhamos algo chamado respeito, esse sim deve ser o símbolo do gaúcho e deve servir de modelo a toda terra.

4 comentários:

  1. Texto antagônico ao postado em outros anos, quando só observava que os gaúchos comemoravam uma revolução que perderam e a maior preocupação era com os estrumes dos equinos que passaram na avenida. Parabéns pela evolução.

    ResponderExcluir
  2. uma revolução não tem nada de educação, é pura maldade.Uma manifestação pacifica é demonstração de indignação.o POVO É ILUDIDO,POR POLÍTICOS,Pastores,imprensa comprada.

    ResponderExcluir
  3. Colocam as pessoas simples a frente para POVOjustificarem emcobrír as suas maldades as suas mentiras ou falta de coragem para enfrentar os problemas.Povo desinformado povo fácil de manipular.
    os caras se manifestaram são bagaceiro. NÃO QUEREM DITADURA MILITAR,MAS ESTÃO MASSACRANDO O POVO. Bando de MALANDROS.

    ResponderExcluir
  4. eu acho que nao devemos ainda falar pois podemos errar pois esta muito incerto. vamos ver o que vai acontecer como eles vao controlar os marginais pois eles podem seespalharem pelo mundo e cada lugar se encarregar de sua ordem e ai sim poderemos opinar por enquanto nao da pra falar.

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta