Apoiam este projeto:

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Artigo do dia

O que eu penso do senhor Lula?

(J.Lemes) Tudo começou com Plano Real que reelegeu Fernando Henrique. Com a economia estável, Lula entra e agrada as classes mais pobres com bolsa-família, financiamentos, casinhas. Colocou mais verba na educação. Ótimo! Só que isso fez dele um superpresidente, um dos mais populares da história.

Por que Lula ainda 
lidera as pesquisas?
Todos sabem que o ser humano precisa seguir alguém acima dele. Como Lula era a garantia de vidas melhores, ele foi o escolhido pela maioria. Some-se a isso um discurso simples e direto, mais a grana das empreiteiras para comprar marqueteiros. Deu no que deu. Ele foi do populismo para o messianismo, como bem disse o economista Ricardo Hingel.

Messianismo puro
Hingel explicou ainda que o messianismo é uma crença profunda de que alguém tenha um papel para benefício da humanidade inteira, a capacidade de mudanças radicais graças à intervenção de sua liderança com auras de divindade. Pronto. Eis a razão de tanta pontuação nas pesquisas. Mesmo sendo condenado pelo maior roubo da história, Lula ainda tem 1/4 do eleitorado brasileiro. Eu disse Lula, não o PT.

Líderes e mártires 
Quando digo seguidores, convém lembrar que a história nos brinda com dezenas de líderes que traficavam, matavam (caso de Escobar e Hitler) e que, mesmo assim, tinham os apaixonados - para não dizer fanáticos. Então, o caso de Lula é fichinha. O povo gosta de líderes que se julgam mártires.

3 comentários:

  1. Hahahaha!O editor está quase certo no seu "raciocínio" chupado da intenet. Mas infelizmente como todo formafor de opinião parcial esqueceu de citar mais 98% do que o barbudo metalúrgico e nordestino fez. Para pobres e tbm para os ricos. Sim, os ricos. Mas isso é mesma coisa de que um homem de bem, de família ter que assumir a sua amante. Jamais vai admitir. Mas camos lá ... PRONATEC, PRONAF, MAIS ALIMENTO, PAA, BOLSA FAMÍLIA( esse eu tenho certeza que muitos aí em Santiago que recebem em algum momento utilizaram o dinheiro para fomentar a economia local até quem sabe guardavam um troquinho para comprar o Expresso.

    ResponderExcluir
  2. Maior roubo da história? Não sei de onde você tirou isso, mas é muito fácil escrever o que bem entende quando está com o poder da escrita nas mãos, acho que um blog deve trazer informações e não opiniões, se o objetivo é informar a tua opinião pouco conta.

    ResponderExcluir
  3. Caro João, é claro que eu respeito o que tu pensas sobre o ex-presidente Lula, mas discordo radicalmente. Sem falar que o tens como bandido, mesmo ele tendo sido condenado sem provas. Pena que penses assim. Ms,para ajudar na reflexão sobre o que o Lula (e nós que integramos seus governos) fizemos, gostaria de sugerir que,pelo menos, lesses esta postagem do jornalista Luis Nassiff (que não é petista, pelo contrário). Aí vai: https://jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/fhc-vs-lula-dilma-um-quadro-comparativo

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta