Apoiam este projeto:

quinta-feira, 22 de março de 2018

Professores lotam auditório para ouvir palestrantes

Jornalista e professor João Lemes falou sobre 
o amor cooperativo e felicidade baseada na ética 


São Francisco - Nesta semana o auditório da Casa de Cultura ficou lotado de professores e servidores municipais que foram assistir às palestras do jornalista e escritor João Lemes e da educadora especial Cátia Pires da Rosa, de Santiago. O encontro fez parte da formação continuada de professores e teve a coordenação da secretária de Educação, Jaqueline Gindri.

João Lemes é escritor, jornalista, radialista, diagramador, humorista e palestrante. É licenciado em Letras, mestrando em Educação pela UFSM e pesquisador de aspectos linguísticos. É membro do Grupo Kitanda, entidade ligada à UFSM e que atua em pesquisas sobre Educação e Interculturalidade.

Secretário Jorge Manara, educadora Catia Pires, secretária Jaqueline Gindri e João Lemes
“A mudança só virá se 
mudarmos o jeito de fazer”
João Lemes, que é mestrando em Educação pela UFSM, falou do amor cooperativo e da importância da ética no viver social. Pontuou sobre a violência e enfatizou que cada qual deve rever suas ações, mudando o jeito de fazer as coisas quando notar que algo não está dando certo. “Hoje o Brasil está muito voltado à competição em todas as áreas. Cada qual quer dar um ‘jeitinho’ melhor, por mais descarado que seja. É essa mentalidade que temos que mudar, a começar pelas nossas crianças”, disse.

O Autismo em debate
Cátia Pires da Rosa (foto) é graduada em Educação Especial pela UFSM e pós-graduada em Educação Inclusiva pela Unopar. Atua na escola pública no setor de Atendimento Especializado, sendo que tem vários cursos na área de educação especial, dentre eles  o Autismo, tema de sua palestra. Ela lembrou que hoje as escolas e professores devem estar preparados para receber a todos, destacando sempre que cada um tem suas diferenças.

Transtornos - o Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança.  Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo possuam algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta