Apoiam este projeto:

domingo, 15 de abril de 2018

"Vejo a luta de mulheres, negros e pobres, mas não vejo evolução". (Glória Maria)

A jornalista Glória Maria é negra e veio de família pobre do Rio. Precisou de personalidade para ganhar espaço em uma emissora de TV. Foi a primeira pessoa a evocar a lei Afonso Arinos, em um processo de discriminação racial. Glória está prestes a completar 50 anos de carreira. Ela concedeu uma entrevista ao grupo RBS. Veja alguns trechos:

Rede social e informação
"O mundo de rede social é quase fictício e agora as pessoas estão começando a perceber isso. A rede é terra de ninguém. As pessoas entram para depositar ali suas frustrações e infelicidades. Hoje não se têm mais informação. Há uma enxurrada de coisas sem fonte. A informação real não perdeu valor e não vai perder. Por isso que os jornais e os outros veículos de mídia tradicional estão ganhando importância para quem quer se informar de verdade."

Intolerância, raiva e desesperança
"O Brasil é um reflexo do que está acontecendo no mundo. Uma síntese. O mundo está assim, tomado por intolerância, raiva e desesperança. Quando você não acredita no outro como um igual a você, é porque você perdeu a esperança. A base da convivência em sociedade é perceber que seu semelhante é igual a você, em todas as diferenças que vocês têm. Quando você esquece isso, esquece o básico."

Racismo
"Vejo a luta de mulheres, negros e pobres desde sempre, mas não vejo evolução. Não se conquista muita coisa individualmente. Quanto mais gente reunida, mais se é ouvido. Fui pioneira nessa luta contra o racismo por ser uma luta de todos os discriminados." (em 1976 ela processou um hotel do Rio ao sofrer preconceito).
veja mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta