Apoiam este projeto:

sábado, 5 de maio de 2018

Brasil: sete assassinados por hora

ARTIGO DO DIA
(João Lemes) - Você sabia que 13,5 % dos homicídios no mundo acontecem no Brasil? A média é de 60 mil por ano. Supera a guerra da Síria. A cada hora, sete brasileiros são assassinados.

Sabia que os assaltos são o dobro da média mundial? Sabe o porquê disso? É que de cada 100 crimes, menos de 8 são solucionados. Assim, dos 60 mil assassinatos por ano, 55 mil ficam sem solução.

Hoje se libera 80% dos flagrantes. Alguns chegam a ser presos mais de 20 vezes no mesmo dia e acabam liberados. Então, toda vez que um criminoso é solto, ele fica mais violento e audacioso. Como a impunidade é a mãe da reincidência, tomem mais crimes e outra estatística; temos a maior reincidência do mundo.

Como se não bastasse, há outras estatísticas nessa guerra. São 500 policiais mortos todo ano e, mesmo com apenas 5% dos criminosos sendo presos, temos a 4ª maior população carcerária. Por isso as cadeias estão lotadas.

Diante dos números já sei o que muitos dirão: “Está na hora de darmos uma arma a cada ‘cidadão de bem’ para que saia matando bandidos. Só que ele não vai matar bandido, ele vai é entregar sua arma ao bandido (como tem acontecido) ou matar um amigo, a esposa etc. Raramente ele matará bandido.

Mas aí, qual a solução para a carnificina? Temos que dar educação, saúde e dividir melhor a renda. Acima de tudo, é preciso punir o faltoso e depois recuperá-lo, não fazer depósitos ou escolas do crime em nossos presídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta