Apoiam este projeto:

domingo, 20 de maio de 2018

Confirmado o primeiro caso de chikungunya em Santiago

O anúncio foi feito à imprensa na manhã deste domingo pelo prefeito Tiago e secretária Gisélle.
A situação é pior do que se imagina. Os casos investigados como dengue na verdade estão sendo confirmados como chikungunya.  A notícia foi dada  na manhã deste domingo pela secretária da Saúde, Gisélle Ribeiro. O primeiro caso da história de Santiago  foi confirmado na sexta, 18, e mais 12 pacientes tiveram material coletados e enviados para analise em laboratório.

O resultado deverá sair nos próximos dias. A suspeita é que a doença tenha chegado na cidade trazida por algum motorista de caminhão. A maioria dos casos está concentrada em uma quadra do centro da cidade, onde fica uma loja de móveis e eletrodomésticos e uma floricultura.

Chikungunya é uma doença parecida com a dengue. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.

Sintomas – Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

2 comentários:

  1. O culpado disso é o próprio ser humano, e isso independente de grau escolar ou local de moradia. Assim como se vê gente pobre com poucas condições não tendo os cuidados necessários, vejo bairros de classes mais privilegiadas no mesmo patamar de desconhecimento. Precisamos ter consciência que essa doença pode atacar qualquer um, e isso só depende de nós mesmos para senão eliminar ao menos manter sob controle. Certo dia vi sair duma casa no centro cerca de 3 caminhões de lixo. Se tem algo revoltante é o desleixo e a ignorância das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. larga essa cuia e vai trabalhar.
    gaúcho fica tomando mate acha que tá tudo bem,vai usar o relho da mulher de verdade e combater o mosquito.

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta