Apoiam este projeto:

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Farmácia, loja, bafômetro, soldado(a)

ARTIGO DO DIA
(J.Lemes) Agora, mercado e farmácia são LOJAS, mas isso só na boca dos donos e funcionários. Para o povo em geral, continua sendo farmácia, e mercado é mercado ou supermercado.

Outro dia ouvi uma jovem falando numa rádio sobre as ofertas em sua “loja”. Só notei que era farmácia porque falava em remédios. Nem o nome eu fiquei sabendo, eis que liguei o rádio e ela já estava falando. Ao final, nem ela, nem o locutor disseram de que “loja” ou farmácia tratavam.

Temos outros exemplos como o “etilômetro” que já foi consagrado como “bafômetro”. “Condutor”, que é consagrado como “motorista” e assim por diante.

Outro problema é quando chamam uma militar de SOLDADO. Dizem “a soldado”. Essa sim, poderia adaptar para “a soldada”, pois a pronúncia é arcaica, desde quando mulheres não faziam parte da polícia nem do Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta