Apoiam este projeto:

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Ser sério ou parecer sério?

ARTIGO DO DIA
(J.Lemes) O filósofo Nicolau Maquiavel disse que política e moral pertencem a sistemas éticos diferentes. Na política não há como estabelecer valores absolutos. Para se obter os resultados é preciso agir conforme as circunstâncias. Com isso, se concluiu que nem todo político precisa ser honesto, trabalhador, bondoso, mas precisa aparentar isso ou não terá votos.

Em algumas profissões e cargos as pessoas são ainda são mais cobradas. A mulher de César, por exemplo. Não bastava ser honesta. Deveria parecer honesta. A esses profissionais não são permitas certas vaidades, despojamentos etc. Resumindo: o professor deve ser visto com livros, a exemplo do advogado, do juiz... Eles devem ser de sérios de verdade e, se puderem, também devem parecer, aí estará tudo no caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta