Apoiam este projeto:

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Giro crítico e noticioso

O frio está aí
A semana começa com ar gelado em todo o Estado. Em Santiago o tempo é nublado. A variação da temperatura é de 10 a 15 graus. Há chance de chuva fraca. Na terça pode haver chuva em várias regiões do Estado. O restante da semana será de tempo seco e frio.

Ainda se comenta muito sobre a greve dos caminhoneiros, principalmente na conta que começa a chegar para todos. Só a indústria gaúcha calcula um prejuízo de 3 bilhões.

No sábado e domingo se falou muito numa possível nova greve, coisa que não aconteceu. Ficou só no âmbito da boataria. Aliás, a cada dia essa onda alimenta os desavisados que não só acreditam nas mentiras como também saem compartilhando tudo.

Todos os dias há um fardo de notícias falsas na rede. Os famosos são os preferidos. Nesta semana postaram uma foto da cantora Ivete Sangalo com uma camiseta apoiando Lula. A foto é antiga, quando ela fazia uma campanha para ajudar um hospital.

Notícia falsa:
Atenção para as dicas

Para saber se uma notícia é falsa é muito fácil. Basta ver se algum órgão de imprensa comentou o tema. Basta ver frases como “isso a imprensa não mostra.

Obs. A matéria-prima da imprensa é a notícia. Ela vive disso. Logo, são raríssimas as razões para que ela não publique. Além do mais, algum veículo sempre vai publicar (se for verdade, é claro)

Notícias falsas trazem manchetes apelativas em letras maiúsculas, com pontos de exclamação.

Quase sempre contêm imagens ou vídeos manipulados. A foto pode ser autêntica, mas foi retirada do contexto. Você pode pesquisar pela foto ou imagem para verificar de onde ela veio.

Muitos sites de notícias falsas contêm erros ortográficos ou layouts estranhos.

Tudo isso é importante, a menos que você goste de se iludir e de iludir os outros. Contra isso, não há solução.
E se você quer saber das boas verdades de toda a região, o seu veículo é o jornal Expresso. Faça como o seu José Luiz Belochio (foto). Há muitos anos ele não perde uma edição.

Santiago na Globo
O santiaguense Stêvão Limana (19 anos) já está nos estúdios da Globo. Ele e seu amigo Juliano Castro (Santa Maria) formam a única dupla gaúcha a se classificar para trabalhar por uma semana em São Paulo, ao lado de Caco Barcellos e a equipe da Globo.

Juliano e Stêvão, na Globo.
Desde cedo Stêvão vem atuando na rádio Nova 99. Depois, passou a estudar jornalismo na UFSM. Também fez trabalhos para TVs e jornais, incluindo o Expresso (Santiago).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta