Apoiam este projeto:

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Saúde animal no inverno



(Equipe da Centrovet)
Assim como nós humanos, os cães também sofrem com as variações climáticas e mudanças drásticas de temperatura. Levando isso em conta, fizemos este artigo para lhe informar quais os principais cuidados que precisamos ter com os cães e gatos durante o inverno, focando em identificar e prevenir as doenças.

A traqueobronquite infecciosa canina, por exemplo, é popularmente conhecida como tosse dos canis e, por ser muito comum entre cães, seu contágio é bastante rápido. A doença é provocada por vírus ou bactérias e seus sintomas são tosse e inflamação da garganta. Se negligenciada, a doença pode evoluir para um quadro de pneumonia.

Outras doenças comuns no inverno
GATOS
Doença típica de inverno: Rinotraqueite, mais comum em filhotes e animais adultos sem vacinas e com imunidade baixa.

Calicivirose: também faz parte do complexo respiratório felino, apresenta maior incidência em locais com alta densidade de animais e nas estações mais frias.

CÃES
Cinomose: causada por vírus com alterações do trato respiratório, podendo evoluir para manifestações gastrointestinais e neurológicas.

Outras enfermidades como asma e pneumonia de ocorrência tanto em animais, quanto em humanos, pode aparecer com maior frequência ou severidade do quadro clínico durante o inverno. Obs: os quadros de asma são geralmente desencadeados por alérgenos ou fatores irritantes como fumaça de cigarro, poeira, vários tipos de sprays domésticos e perfumes, sendo os gatos ainda mais suscetíveis.

Artrose: problema mais comum apresentado pelos cães e gatos idosos, que afeta principalmente sua qualidade de vida, já que a dor é mais intensa durante as baixas temperaturas.

RECOMENDAÇÕES
Passeio: tente passear em horários mais quentes e em locais onde ainda haja sol. Além de ser mais saudável para o cão, será mais agradável para o próprio dono do animal.

Alimentação: uma dieta nutritiva, equilibrada e de boa qualidade é a base para que tanto humanos como os animais de estimação se mantenham saudáveis. Um animal bem alimentado terá suas defesas altas e a possibilidade de que ele adoeça serão menores.

IMPORTANTE manter as vacinas e vermífugos em dia e uma alimentação equilibrada é essencial. Na dúvida, procure a Centrovet-Centro de Atendimento Veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta