Apoiam este projeto:

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Adeus ao seu Inízio Gavioli, o ilustre morador do Chapadão

Jaguari perdeu na tarde desta quinta (19) Inízio Roberto Gavioli, de 97 anos. Ele era um dos moradores mais antigos da localidade do Chapadão, onde viveu até hoje trabalhando nos seus parreirais, lidando em sua horta ou, até mesmo, cortando lenha no engenho que ele mesmo construiu. Inízio é pai do historiador e proprietário da Reserva Cerro Chapadão, Juca Gavioli e sogro da ex-vereadora e secretaria de Assistência Social, Cátia Siqueira (foto abaixo). O velório acontece no Chapadão, onde também será sepultado.

Sua vida virou livro
A história de vida do jaguariense Inízio Gavioli sempre foi um livro aberto. Em Jaguari, todos conhecem sua trajetória de muito trabalho do notório morador do Chapadão. E aos 92 anos, incentivado por familiares e amigos, ele resolveu colocar no papel as coisas que lhe marcaram no decorrer de quase um século, compartilhando de suas experiências de vida. Memórias de vida foi lançado em 2014 e conta a história da sua vida e das famílias Gavioli, Rigon e Gonzato.

No final do ano passado seu Inízio fez questão de vir ao Expresso pegar seu exemplar do livro do jornalista João Lemes, seu grande amigo de muitos anos. Abaixo, o registro de sua visita.


Lá vem o Inízio Gavioli
"Quantas histórias pra contar
Quantas lições de vida pra ensinar
Quantos janeiros vividos neste baita chão
Quanto orgulho pro Chapadão.

Ensinou filho e neto
Inspirou amigos e nora
De que temos que deixar o nosso registro
Antes de irmos embora.

Lá vem o Inízio Gavioli com o neto ‘proseando’,
Ensinando as coisas da vida
Pela estrada vão caminhando".
(Felipe Domingos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta