Apoiam este projeto:

terça-feira, 10 de julho de 2018

‘Criminoso é criminoso e deve pagar’

Santiago - O professor e escritor santiaguense Giovani Pasini, doutor em Educação pela UFSM, fará várias palestras pelo Estado sobre educação e segurança pública. Pasini, que também é coronel do Exército, fundou a Casa do Poeta de Santiago, integra as Academias de Letras de Santa Maria e Cruz Alta. Em Santiago a sua palestra será neste dia 11, no Centro Empresarial, às 19h.  Haverá certificados. Reserve sua vaga pelo professorpasini@gmail.com   Apoio: Centro Empresarial, Associação dos Oficiais da Reserva, Academia Santiaguense de Letras e Casa do Poeta.

Por que o tema violência e a educação?
 A violência não é uma entidade com vontade própria. Ela não é um leão ou um cachorro que sai atacando. A violência é uma consequência das ações de humanos. Um humano comete um assassinato por opção, não por ser “vítima da sociedade”. É claro que esse ato ocorre pela falência de sistemas como o da educação, da saúde, da segurança. É claro que a educação está totalmente relacionada com o tema. A população deve se conscientizar para se proteger, ajudar o sistema policial.

Nós todos somos violentos?
O Brasil possui a triste marca de 60 mil homicídios ao ano (5 mil por mês), 10% de todos os assassinatos do mundo. Temos uma Guerra da Síria nesta nação do futebol e do carnaval. Nós brasileiros não somos hospitaleiros, somos violentos. A minha ideia de realizar as palestras é de contribuir para a conscientização, em defesa da democracia e da liberdade. O estudo no Doutorado em Educação e os 26 anos de Exército me deram uma base científica para contribuir positivamente.

Onde estão as mudanças?
A violência é potencializada por dois motivos: o primeiro é uma questão sociológica, a falta da disciplina, de um civismo, do respeito ao outro. A desigualdade social não é o fator principal. A violência é fruto do mau exemplo e da impunidade. Se descobrem um a cada 10 assassinos, para um psicopata brasileiro, por que não matar? Um julgamento de assassinato no Chile leva de três a seis meses, no Brasil pode levar até sete anos. Temos que parar de vitimar o criminoso. Criminoso é criminoso e deve pagar por isso.

Poderia traçar um paralelo da palestra? 
A palestra se destina a educadores, militares, policiais, membros do Executivo, Legislativo e Judiciário e está organizada em bases estatísticas e propostas de soluções (educacionais) para a Segurança. Gostaria que tivesse a participação de policiais civis e militares, além de professores e dos companheiros do Exército. É uma palestra para quem se preocupa com a própria vida e com a dos seus filhos, uma atividade para cidadãos. Ela tem o objetivo de informar e diminuir o radicalismo, que muitas vezes ocorre pela falta de informação. Estou trabalhando nisso há mais de ano.

VEJA TODA SUA ENTREVISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta