Apoiam este projeto:

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Será mais fácil eleger-se deputado

ARTIGO DO DIA


(por Denilson Cortes - jornal Expresso) 
Estamos a três meses das eleições é já são possíveis algumas projeções. A primeira é que, desta vez, o pleito será marcado pelas abstenções e votos brancos e nulos. Um exemplo é a eleição suplementar ocorrida no Tocantins no início de junho. O governador Mauro Carlese (PHS) conseguiu 368 mil votos. Já a soma das abstenções, nulos e brancos ficou em 527 mil. E assim será em outubro em todo o Brasil, lembrando ao eleitor: mesmo que a soma dos brancos e nulos seja maior do que os válidos, a eleição não será anulada.

Existem beneficiados com um menor número de votos válidos? Sim, principalmente os que concorrem a deputado, já que o quociente eleitoral baixará. Bom para os candidatos de nossa região, que poderão chegar à Assembleia com menos votos. Na eleição de 2014, João Fischer elegeu-se deputado estadual pelo PP com 35 mil votos. Talvez em 2018 o partido consiga colocar algum representante que consiga entre 30 e 32 mil. O mesmo vale para o MDB, que elegeu Tiago Simon com 32 mil. Até os partidos menores levam vantagem para atingir o quociente, que em 2014 foi de 111 mil votos.

Um comentário:

  1. Sugiro que aumente as informações acerca do 13° dos vereadores de nossa cidade. Quem se posicionou a favor? Qual a função de um vereador? (muitos deles não sabem). Informar que Constitucionalmente um vereador pode exercer/receber de outro trabalho, ou seja, quer receber auxílio natalino? TRABALHEM. Grato.

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta