Apoiam este projeto:

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Dicas de Português

O senhor gostaria DE um lanche?
(J.Lemes) É comum ouvirmos “o senhor gostaria de um lanche agora?”, com o falante “comendo” também o verbo “ganhar ou comer”. “O senhor gostaria de ganhar/comer um lanche agora?” seria o correto. Também se ouve: “esta é a fruta que mais gosto” em vez de “esta é a fruta de que mais gosto”, pois quem gosta, gosta de algo.

Vamos a um exemplo do
Instituto Euclides da Cunha
“Sabe aquele lugar que você planejava viver no futuro? A inauguração é hoje.” Assim foi escrito no lançamento de um condomínio. A construtora se preocupou com os “apartamentos mobiliados”, mas a agência de propaganda falhou no texto. O correto seria: “Sabe aquele lugar em que você planejava viver no futuro?” O verbo viver precisa da preposição “em”.

Obs.: Os verbos transitivos precisam sempre de complemento para fazer sentido, os quais podem ser seguidos ou não de preposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta