Apoiam este projeto:

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O que concluo com a entrevista de Bolsonaro?

ARTIGO DO DIA

(João Lemes)* Hoje terminei de ouvir a entrevista do candidato Bolsonaro (PSL) no Roda Viva. Ele veio bem melhor na TV que nas redes, onde diz o que pensa e o que as pessoas querem ouvir. Mas alto lá! Esse “bem melhor” não significa que tenha mudado seu jeito de resolver coisas complexas numa simples frase.

Os jornalistas se desviaram de temas mais profundos para tirar o país da crise, se apegando ao estilo Bolsonaro, tratando mais de racismo, misoginia (aversão às mulheres), bandidagem, ditadura etc. Sobre isso a gente já sabe o que ele pensa. Quando finalmente entravam nos cernos das questões (“cuestão” - como diz Bolsonaro), que são economia, saúde e educação, o candidato deslizava, como sempre.

A principal parte foi quando questionaram o porquê de todo o tempo em que foi deputado, ele não ter se aprofundado em economia. De novo saltou fora do tema e só alegou que tem gente para isso.

Antes que me digam que Lula também não entendia de economia, que fulano também não entendia etc, digo que um presidente precisa saber de economia sim, afinal, resolvendo esse problema, se resolve uma montanha de outros.

As vantagens de Bolsonaro
O candidato deve seguir crescendo nas pesquisas e pode vir a ser o presidente. Ele tem a seu favor o fato de nunca ter sido executivo, portanto, nunca errou. Não tem nada que envolva em corrupção (e aí ele foi bem na entrevista). Fala muito em combater a marginalidade, o maior sonho de consumo de todos nós. Combate com força o exagero da esquerda em certas questões sociais e, principalmente, promete combater com toda a força a ladroagem instalada no poder.

Deu? Aqui vai mais uma vantagem: os demais candidatos são péssimos e o “melhorzinho” no gosto do povão, está preso. O único que poderia fazer um costado seria o Ciro Gomes (PDT), mas me saiu com uma baita bobagem dizendo que iria calar Ministério Público e Judiciário, como se Lula estivesse preso injustamente.

Lógico, Ciro queria era os votos do PT. Pode até conquistar, mas o meu ele não terá mais, tampouco Bolsonaro ou Lula. Como tudo pode mudar em 60 dias de campanha, ainda sonho com alguém menos pior do que os que se apresentam.

Antes de encerrar, devo dizer que Bolsonaro é populista, debochado e semeador de ódio. Como vai governar assim? Sem partido, sem adesões, sem a imprensa e sem apoio dos pensadores brasileiros, os quais não engolem senso comum?

Como bem falou a jornalista Rosane de Oliveira: “É provável que Bolsonaro não tenha perdido um voto sequer com as respostas confusas que deu no Roda Viva. Não se sabe se ganhou algum. Nas redes sociais, seus seguidores avaliaram que “o mito arrasou” e “deu uma surra nos jornalistas comunistas”, como são chamados os repórteres que fazem perguntas incômodas”.
*Jornalista, escritor e mestre em Educação pela UFSM.

13 comentários:

  1. Perfeitas colocações! Tb não sou admirador do referido candidato, mas ao comparar com as outras opções, é provável que a história do Collor se repita com o Bolsonaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só que collor era dono de metade de goiania

      Excluir
    2. TE PERGUNTO PORQUÊ???
      POR ACASO OS DOIS SÃO PARENTES, DO MESMO PARTIDO OU COISA PARECIDA?
      POIS EU ACHO QUE O PESSOAL QUE ANDA FALANDO ISSO É SIMPLESMENTE PELA APARENCIA FÍSICA DOS DOIS, O QUE É RIDÍCULO EM SE FALANDO DE POLÍTICA AMIGO!!!

      Excluir
  2. Bolsonaro 2018!!!! Se ele fizer 10% do que promete, ganha de lavada de qualquer outro, talvez o Álvaro Dias... mas o restante??? Que Deus nos salve.

    ResponderExcluir
  3. Num post anterior mencionaram que haverá 45 milhões de abstenções!! Pode ser, mas deixar de votar jamais!! Só se elegem os que estão hoje no poder, por que tem 45 milhões de covardes, se você não gosta do que tem, mude, faça como eu que sigo em campanha para que ninguém do meu cerco vote em políticos que estão ou já estiveram no poder, seja no cargo que for ( deputado, senador, governador ou presidente), isso vale para o tal de Bolsonaro. Vote em candidato novo, em todas as esferas temos candidatos novos, vamos usar estes 45 milhões de votos para mudar de verdade nosso país !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA, CONCORDO PLENAMENTE COM A SUA IDÉIA, ACHO QUE TA NA HORA DE PARAR DE SE F...DANDO RIZADA, TEM QUE MUDAR PORQUE PIOR QUE ESSE PT QUE INCLUSIVE JÁ GANHOU VOTO MEU, NÃO PODE FICAR!

      Excluir
  4. Álvaro Dias neles...Pena quem nem aparece nas pesquisas!!!!
    Pelo que pesquisei é o "menos pior"!

    ResponderExcluir
  5. MEU AMIGO VOU SER FRANCO CONTIGO, VOU VOTAR NO BOLSSONARO PORQUE É O MENOS PIOR, ELE PODE NÃO ENTENDER DE ECONOMIA, MAS TEM RAZÃO EM DIZER QUE O PRESIDENTE TEM GENTE PARA ASSESSORÁ-LO A RESPEITO DESSES ASSUNTOS, ATÉ PORQUÊ O LULA FOI PRESIDENTE DO BRASIL POR DOIS MANDATOS E A DILMA POR UM MANDATO, E EU TE GARANTO QUE NENHUM DOS DOIS SABE FAZER UMA CONTA SIMPLES DE PORCENTAGEM.
    COMO TU DISSESTE OS CANDIDATOS SÃO FRACOS E ALÉM DISSO VOTAR NO PT NOVAMENTE NÃO DÁ NÉ DEPOIS DE TODAS AS PORCARIAS QUE O PT FEZ NA ESTRUTURA POLITICO-ECONÔMICA NO PAÍS! E PELO MENOS O CARA NÃO TEM RABO PRESO COMO É O CASO DO "IDOLATRADO LULA". MUITAS VEZES QUASE NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA NA INOCÊNCIA DE UM TRASTE COMO É ESSE "LULA" QUE NA VERDADE TRABALHOU MUITO POUCO NA VIDA E CONSEGUIU SE APOSENTAR POR CAUSA DE UM DEDO MINDINHO, "FALA SÉRIO", DENTRE OUTRAS APOSENTADORIAS RIDÍCULAS! VAI VER NA FILA DO INSS, QUE EU TE GARANTO QUE TEM GENTE LÁ QUE QUASE NÃO CONSEGUE CAMINHAR E HÁ ANOS TENTA SE APOSENTAR E NÃO CONSEGUE!

    ResponderExcluir
  6. CARO AMIGO JOÃO LEMES, QUERO ESCLARECER QUE OS MEUS COMENTÁRIOS, COMO ESSE ACIMA, SÃO COMPLETAMENTE IMPESSOAIS, E APESAR DE IDENTIFICAR-ME COMO "ANÔNIMO", TENHO MUITO RESPEITO PELO TEU TRABALHO E PELA TUA PESSOA, E PORTANTO DEIXEMOS AS DISCUSSÕES PARA O CENÁRIO POLÍTICO APENAS!
    GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  7. Sem mais delongas, BOLSONARO 2018, 17 seu Nr, vc João Lemes, como Jornalista, escritor e mestre em Educação pela UFSM, deveria colocar um comentário sobre os reportes Totalmente TENDENCIOSOS, ESQUERDISTAS, alem de mal preparados, tentando apenas confundir e denigrir a imagem do candidato, faça um comentário sobre a equipe de reportes. tenho que manter o anonimato sobre a minha profissão. mas comente sobre a equipe tendenciosa. PODE NÃO VOTAR MAS SERÁ O SEU PRESIDENTE. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  8. concordo em bastante pontos de sua colocação só que bolsonaro para mim não é debochado mas sim está de saco cheio das indagações sobre bandido com fuzil na mão tenha que ser tratado com carinho, no restante não concordo que presidente tenha que ser o ''expert'' em economia pois cada ministro e seus articuladores é que tem o dever como na prefeitura os secretários,tivemos um ex-presidente vidente que le livros até de ponta cabeça e uma senhora que queria armazenar vento e ainda explicava, portanto sem mais colocações

    ResponderExcluir
  9. Pois é. Muito reveladora esse artigo do Ricardo : Roda Viva expõe o perigo de um país de milhões de Bolsonaros https://jcsgarcia.blogspot.com/2018/07/roda-viva-expoe-o-perigo-de-um-pais-de.html

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta