Apoiam este projeto:

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Resumo do dia

Criminosos colocam fogo 
em ônibus e deixam feridos
Canoas - 14 pessoas se feriram, entre elas um idoso e uma gestante, que foram internados em estado grave. Ninguém foi preso.
Um incêndio em um ônibus no terminal Mathias Velho no início da madrugada de terça-feira (27), deixou 14 feridos. Quatro encapuzados chegaram em um Palio à meia-noite. Um deles entrou no ônibus, retirou apenas o motorista e jogou gasolina no corredor. Logo depois, o homem colocou fogo no coletivo onde estavam 30 pessoas.

Promotoria denuncia policial militar por 
executar suspeito rendido e desarmado
Porto Alegre - Após um ano e cinco meses, o Ministério Público denunciou o policial militar Ângelo Copolla Junior por  homicídio duplamente qualificado. Segundo o MP, Lucas Soares Silva, 21 anos, foi assassinado pelo PM em março de 2018, no Condomínio Princesa Isabel. Para a Promotoria, o brigadiano atirou cinco vezes com uma submetralhadora contra o jovem desarmado e já rendido. O rapaz era suspeito de roubar uma fruteira no bairro Santana. Na denúncia, a Promotoria o policial teria dado vazão a sentimento pessoal de ódio.

Torcedor que xingou Bolsonaro detalha agressão da Polícia
São Paulo - Rogerio Lemes Coelho, o torcedor que foi detido na Arena Corinthians por xingar Bolsonaro, detalhou tudo à Corregedoria da Polícia Militar. Disse que os policiais pressionaram seu pescoço, o jogaram ao chão e ainda torceram o seu dedo para que ele levantasse. Alega que não conseguia ficar de pé porque possui prótese numa perna. Ficou no chão durante todo o primeiro tempo de Corinthians x Palmeiras.

E sobre as lombadas e 
pardais? Qual a situação?
ESTADO - Há 10 dias, os radares móveis foram retirados das rodovias federais por determinação do presidente Bolsonaro. A suspensão seguirá até o Ministério da Infraestrutura concluir reavaliação dos procedimentos.

Pardais e lombadas nas BRs  
Há contratos em vigor, que deveriam ter equipamentos ligados. Porém, como Bolsonaro se manifestou contrário, o Dnit não informa se estão ou não registrando infração.

Nas rodovias estaduais - Os pardais estão desligados há mais de um mês porque os contratos anteriores chegaram ao fim. O governo está fazendo licitação para contratar nova empresa.

Lombadas eletrônicas -  estas estão atuando. (F: Zero Hora)

Em reunião com governadores da Amazônia, 
Bolsonaro critica reservas de terras indígenas
Em meio a uma crise ambiental, o presidente colocou em segundo plano a série de queimadas pelo país e priorizou ataques a reservas indígenas em reunião nesta terça-feira (27) com governadores da Amazônia Legal. No encontro ele questionou a cada autoridade estadual o percentual de reservas indígenas em seus estados e chamou de "irresponsabilidade" a política de demarcação adotada por governos anteriores.

Governadores do Norte querem que Bolsonaro aceite ajuda do G7 para combate a incêndios
Os governadores do Norte pretendem cobrar do presidente que aceite o repasse de US$ 20 milhões (R$ 83 milhões) oferecidos pelo G7, o grupo das sete maiores economias do planeta, para a preservação da amazônica. Os governadores do Amazonas, Pará e Roraima defenderam a utilização dos recursos, apesar da resistência de Bolsonaro.

"Vai ficar complicado 
conduzir uma investigação"
Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o desembargador Victor Luiz Laus falou do projeto que trata de abuso de autoridade que está com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para ser sancionada ou vetada. “É um projeto que fragiliza essa agenda 2030 que a ONU propõe ao Poder Judiciário. Vai ficar complicado conduzir uma investigação”, avaliou.

Também falou das sentenças assinadas na 13ª Vara de Curitiba, responsável pela Lava-Jato em 1º grau, enfatizando que todas foram chanceladas por outras instâncias judiciais, retirando o peso dos ombros do ex-juiz Sergio Moro.

“Todas as decisões tomadas pelo então juiz Sergio Fernando Moro foram objeto de revisão pelo nosso tribunal, aqui em Porto Alegre, pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal. Ou seja, o juiz nunca agiu sozinho”.

Armas de caça e mais de 100 kg de 
carnes de animais são apreendidos 
Erechim e Lagoa Vermelha -  Durante cumprimento de mandados de busca, seis pessoas foram presas por porte ilegal de arma. Investigação apontou que grupo usava licenças de manejo de javalis para caçar outros animais silvestres. Mais de 100 kg de carnes de animais e 50 armas de caça foram apreendidas durante operação. Policiais também cumpriram 35 mandados de busca e apreensão em Erechim, no combate a crimes de caça.

Idosa morre esfaqueada 
em Rolante e o marido é suspeito
Uma idosa de 67 anos morreu esfaqueada na madrugada de segunda-feira (26) em Rolante, no Vale do Paranhana. Segundo a Polícia Civil, o suspeito do crime é o marido da vítima, de 69. Ele também se feriu e foi internado em estado grave no hospital de Taquara.

Velada Viva?
Bagé - A Justiça determina que hospital entregue prontuário a delegado que investiga se idosa foi velada viva. Rosaura Vaz, 80 anos, foi velada na semana passada, mas parentes desconfiaram que ela poderia estar viva.

PRF apreende mais de meia 
tonelada de alimentos em Sarandi
Queijo e salame eram levados, segundo o condutor, até Viamão. Material foi apreendido pela Secretaria Estadual de Agricultura, e motorista pode responder por crime contra as relações de consumo.

Homem é preso por armazenar
imagens de pornografia infantil
Candelária - A Polícia Federal encontrou o material em um smartphone. Espingarda e munições também foram apreendidas. Preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Santa Cruz do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta