Apoiam este projeto:

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Sarampo em Santiago? Nada confirmado!

Imagem apenas ilustrativa
O que se pode noticiar é que há uma pessoa hospitalizada com suspeita de ter contraído a doença.

Conforme os responsáveis pela área da saúde, a pessoa está em isolamento, porém, somente após o laudo do Lacen (Laboratório Central do Estado) é que se poderá haver notícia oficial.

Vacinação: Em Santiago o dia D de vacinação aconteceu no último sábado, com total sucesso, afirma o secretário de saúde Éldrio Machado.

O que é Sarampo?
Doença contagiosa que aparece com febre e manchas no corpo. O tratamento é feito para atenuar os sintomas. A doença é causada pelo vírus Morbillivirus. Essa é uma das causas de mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos.

O sarampo pode deixar sequelas e causar a morte por facilitar o surgimento de infecções secundárias, potencializadas pelo vírus.

Mais de 20 Estados estão na lista de transmissão da doença e 96% dos casos confirmados são em São Paulo. No último trimestre, foram confirmadas 13 mortes no Brasil, a maioria crianças.

No RS já são 17 casos registrados em Porto Alegre (9), Gravataí (4), Cachoeirinha (2), Dois Irmãos (1) e Ijuí (1). Outros 23 casos estão em investigação.

Histórico - 2019: 17 casos; 2018: 47 casos; 2012-2017 sem casos registrados; 2011: 8 casos; 2010: 7 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta