Apoiam este projeto:

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Giro crítico e noticioso: o drama da Fronteira Oeste

A pior enchente de Alegrete
Em Alegrete, o rio ainda não baixou e milhares estão desabrigados. Ninguém tem notícia de outra enchente como esta. Carretas chegam com material de higiene, roupas e alimentos.

Morte nas águas
O senhor Jorge Antônio Mendieta, 61 anos, foi arrastado pelas correntezas. Ele era conhecido por ser paciente do CAPS. (foto)

Ajuda e mais ajuda
Muitas lojas estão até vendendo produtos mais baratos para atender os cadastrados pela Defesa Civil. Há muitos voluntários ajudando e as doações chegam de todo o estado. De Santiago partiu centenas de roupas, alimentos e colchões graças a uma iniciativa da Geral do Grêmio.


Uma força verde pelas águas
Conforme o site Alegretetudo, desde o início do serviço com as tropas do Exército, foram mais de 130 remoções de famílias. A Defesa Civil também faz montagem de barracas, ajuda no abastecimento de água e com o transporte de funcionários da Corsan pelo rio (para manutenção das bombas de captação de água).
Pode vir mais chuva
Houve um pequeno recuo das águas. O rio estava estava a 12,25m acima do normal, mas ainda há o alerta de novos temporais. A Defesa Civil solicita que as famílias não retornem pra casa. Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria começa a se formar no fim do dia entre o Uruguai e o RS, aumentando a instabilidade e condições para temporais.
(fotos: Alegretetudo)

O Ibicuí não quer saber de baixar
Manoel Viana - O secretário de Turismo Paulo Pugliero informa que o rio segue subindo e alerta a todos que não entrem na água por causa dos vários buracos. Ele diz: “Tirem fotos, tome chimarrão, mas não entre no rio”.

São Francisco: prejuízo de milhões
Em São Francisco, a enxurrada destruiu estradas e deixou grandes perdas nas lavouras. Conforme o prefeito, mais de 800 hectares de soja ficaram embaixo d’água. Também foram atingidas as lavouras de arroz e 30% da safra de fumo. As agroindústrias precisaram suspender as atividades e a colheita da melancia foi interrompida.

Prefeito arregaça as mangas
Em São Francisco, o expediente do prefeito Paulinho foi no interior, nas localidades da Vila Kraemer e Boa Vista. Ele foi conversar com os produtores e vistoriar as estradas para dar uma resposta rápida na manutenção dos trechos mais atingidos. O vice-prefeito foi para as localidades de Encruzilhada, Toroquá e arredores.

Governador promete dinheiro
O governador Eduardo Leite visitou as cidades mais atingidas e garantiu dinheiro para a reconstrução de estradas. Isso ocorrerá após as prefeituras apresentarem um plano de despesas.

Conhecido empresário dos 
telões morre eletrocutado
Ijuí - Uma descarga matou Sandro Dreher (Sapa), enquanto ele montava telões para um evento no Paraná.

Com o choque, Sapa caiu de um andaime enquanto montava os leds. Foi socorrido, mas morreu durante o atendimento médico.

O empresário, 47 anos, trabalhava com telões de led e já esteve em Santiago, locando os equipamentos para Os Melhores do Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta