Apoiam este projeto:

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Giro crítico e noticioso

Depois de um feriadão no país e às vésperas de outro aqui em Santiago, estamos de volta com muitas informações no seu Nova Pauta. E na sexta, teremos mais uma edição do jornal Expresso, nosso parceiro da informação.

Calorão para derreter
O feriado de Ano-Novo foi de calorão. Em algumas cidades a temperatura passou dos 40 graus. Para hoje teremos pancadas, amanhã também. A chuva mais forte pode vir na sexta e na semana seguinte. Já na segunda, 7 marca 80mm.

Obs. Houve falta d’água em vários pontos da cidade. Mais tarde vamos comentar esse assunto.

As posses
Finalmente os novos governantes estão em seus tronos. O período é histórico para o Brasil, com uma grande guinada no modo de se pensar a política. Jair Bolsonaro se elegeu em nome da antipolítica de varejo, aquela de cargos por ideologia, por troca de favores e não por competência.

Surpresa boa
Já na posse, a primeira-dama Michelle Bolsonaro sai do trivial e faz um discurso em libras, surpreendendo a nação e o mundo. Ela e o marido falaram em choques na economia e em igualdade social.

Inteligência?
Durante cerimônia de transferência de cargo, atual ministro do GSI disse que a ex-presidente Dilma derreteu o sistema de inteligência do país General Heleno alfineta Dilma: “Ela não acreditava em inteligência”, cutucou.

Todos juntos
O momento agora não é para revanches, com tripudiamento aos derrotados. Todos estão esperançosos e ninguém deve tirar essa esperança do brasileiro, porque é ela que ajudará a recolocar o Brasil nos trilhos.

Salário mínimo
De cara, Bolsonaro sancionou o novo salário mínimo de 954 para 998 reais. Antes que alguém diga que é pouco, isso já dará baque na Previdência e em outros setores do governo. Antes que alguém diga que Bolsonaro está contra os pobres, anunciando só isso, é bom lembrar que o valor é fruto de um cálculo. Não é só chegar e ir aumentando ao deus-dará...

Obs. Para ajudar, é bom dizer também que Temer poderia ter assinado, mas deixou prontinho para o outro, já que a quantia era uma “bagatela”. Esse Temer, de bobo não tem nada...

Ministérios
Quanto aos ministérios e a promessa de deixar apenas 15, ficaram 22. Antes que digam que Bolsonaro não cumpriu a promessa, alertamos que a diminuição em sete é de grande valia para o país, desde que todos funcionem bem.

O jovem governador
Aqui no Estado, Eduardo Leite (PSDB) toma posse em meio a dívidas astronômicas, salários atrasados... O mais jovem governador do país disse que não quer glórias alguma, apenas projeta uma vida melhor para todos os gaúchos. (foto: Jornal do Comércio)
De Santiago, estavam na posse: Tadeu Machado (presidente da Câmara), Mara Rebelo (secretária de Educação), o prefeito Tiago Gorski e o ex-vereador João Batista Borges. 
                                                                                                        

O primeiro deputado federal
Em fevereiro, Santiago terá seu primeiro representante na Câmara dos deputados. O radialista Marcelo Brum (PSL) assume no lugar de Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil.

Senador rei do voto
Pela região também assume vaga no Senado o ex-deputado Luís Carlos Heinze (PP), com sua histórica votação de 2 milhões e 300 mil.

Vazio na Assembleia
A região fica sem ninguém na Assembleia. O famoso Bombeiro Bianchini (PR) não conseguiu a reeleição e o ex-prefeito Júlio Ruivo (PP) também fracassou na tentativa de manter a cadeira que por anos foi de Marco Peixoto e, por último, de Chicão Gorski, ambos do PP.

Um comentário:



  1. A fotografia que encabeça essa matéria fala por si só. Nem mesmo necessário ser PSIQUIATRA, verdadeiro especialista em saúde mental para dizer o que é o sujeito que nela aparece. Esse comportamento bem o define, penso.

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta