Apoiam este projeto:

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Giro noticioso da tarde

Semana para falar de trânsito
Diversas atividades vão acontecer em Santiago nesta Semana Nacional do Trânsito. Para chamar a atenção dos motoristas foi colocado um veículo acidentado em frente da Prefeitura. Na sexta, 27, haverá uma blitz educativa na entrada do calçadão, em frente da escola Apolinário Porto Alegre e também a escolinha de trânsito na Escola da URI.

Escolha dos conselheiros
No próximo dia 6 ocorre a eleição para conselheiro tutelar. Em Santiago, 14 candidatos disputam as cinco vagas. São eles: Adair Gonçalves da Silva, Ana Lúcia Andres Flores, Camila Zubiaurre Gomes Lopes, Carmen Silvana Poleto Dorneles, Cláudio de Freitas Lopes, Debora de Oliveira, Helena Elaine dos Santos Gonçalves, Jaderson Portela, Juliano Primon Brum, Marisa Dela Pace Minuzzi, Raquel Loureiro, Rosângela Silveira de Lima, Sandra Margot da Costa, Santa Margarida da Rosa Duarte.

Estado registra 
novos CASOS DE MORMO
O RS voltou a registrar casos da doença. O Estado estava a dois anos sem registrar tal ocorrência. A confirmação, feita pela Secretaria da Agricultura do Estado, indica que a doença este ano foi registrada em duas propriedades: uma em São Lourenço do Sul e outra em Santo Antônio da Patrulha.

Sobre a doença – O mormo é uma doença infecciosa mais frequente em equídeos (cavalos, asnos e mulas), mas podendo também ser contraída pelo homem. É uma infecção transmitida por secreções nasais, orais, oculares, fezes e urina de animais infectados. Seus sintomas incluem febre elevada, tremores, suor excessivo, catarro e sangramento nasal, perda de peso e rigidez muscular.

Novos servidores penitenciários
A Superintendência da Susepe formou nova turma de 224 agentes penitenciários que começaram a atuar nesta terça. São 193 agentes penitenciários e 31 agentes penitenciários administrativos que foram designados para trabalhar em diversos presídios gaúchos, nas dez delegacias.

A distribuição dos agentes vai atender principalmente os municípios que integram o Programa RS Seguro.

MAIS DE 6 MIL
celulares em presídios
A Susepe aperta o cerco contra a entrada de celulares em presídios gaúchos. Até o momento, 6.470 aparelhos foram apreendidos este ano em cadeia gaúchas. Uma média de um telefone por hora. Até mesmo um roteador já foi identificado.

Também neste ano, 32 drones foram derrubados pela Susepe, entre janeiro e agosto, tentado aterrissar nas cadeias levando celulares.

A Polícia Civil prendeu um agente da Penitenciária Regional de Caxias do Sul com 34 aparelhos prontos para serem entregues aos presos, além de drogas e munição. Toda a direção foi afastada.

PRINCÍPIO DE TUMULTO
no presídio de Santiago
Detentos promoveram um princípio de tumulto na manhã de segunda (23). Durante o confronto três apenados resultaram com ferimentos leves e foram encaminhados ao pronto-socorro. Um deles com o nariz quebrado (conforme a direção do Hospital).

Os agentes penitenciários acionaram a Brigada para auxiliar no controle da situação. As circunstâncias dos fatos serão apurados em procedimento administrativo e disciplinar.

O Enem para jovens infratores
Jovens que cumprem Medida Socioeducativa e detentos das unidades prisionais do estado já podem se inscrever para o Enem. As inscrições, abertas nesta segunda (23), vão até dia 4 de outubro. A inscrição deve ser feita pelo responsável pedagógico dessas unidades.

Pessoas com deficiência
As provas serão aplicadas nos dias dez e 11 de dezembro. Neste ano o exame também vai atender pessoas com cegueira, visão monocular, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, deficiência física, deficiência auditiva, surdez e deficiência intelectual.

LULA NÃO QUER O SEMIABERTO. 
Quer liberdade plena
O ex-presidente Lula, preso em Curitiba há quase dois anos, não quer regime semiaberto, ou seja, para ele não interessa sair da prisão de dia e voltar de noite. Lula quer liberdade plena.

Seu advogado diz que o ex-presidente "tem ciência do seu direito de pedir a progressão de regime e optou por não apresentar o pedido porque busca o restabelecimento de sua liberdade plena, com o reconhecimento de que foi vítima de processos corrompidos por nulidades, como a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta