Apoiam este projeto:

sábado, 12 de outubro de 2019

Você acredita em intuição, instinto ou sexto sentido?

ARTIGO DO DIA
Por que um perito pode cometer erros tão banais? 
(J.Lemes) Estudando Yuval Harari,  consegui entender por que nunca acreditei nesses sentidos.
A neurociência nos permitiu saber como tomamos decisões e escolhemos desde comida até parceiros sexuais. Tudo resulta não de algo misterioso chamado livre-arbítrio e, sim,  de neurônios que calculam probabilidades em segundos. "A tão comentada intuição ou instinto nada mais são que a capacidade de reconhecer padrões. Bons motoristas, advogados ou economistas não têm intuições mágicas sobre trânsito, processos ou investimento. Eles seguem as conexões neuronais", destacaca o escritor.
 Também constatou-se que os "algoritmos" bioquímicos do cérebro estão longe da perfeição e,  por vezes,  seguem atalhos e circuitos ultrapassados, fruto mais de uma vida primitiva na caverna que da modernidade. Isso explica por que bons profissionais podem cometer erros tão banais.

Um comentário:

  1. Sim, vc é sábio. mas tomo a liberdade de ponderar algumas questões. Acho que foi no ano de 1999, participei de uma reunião da SBPC, na UFRGS, e o Tema era o poder das benzeduras. Como pode uma mulher benzer e as verrugar caírem? E o cozimento de carne rendida, nervo ofendido? E funciona. E mais: como explicar os jogadores do bicho e o sonho. O cara sonho com cachorro, joga no número equivalente ao cachorro e no outro dia dá cachorro?

    ResponderExcluir

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta