Apoiam este projeto:

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Posto Médico Legal pode fechar em Santiago

O vereador Rafael Nemitz (PSD) abordou um o fechamento PML - Posto Médico Legal e pediu a união dos vereadores e da comunidade para não perder esse serviço essencial para a região, já que o PML mais próximo fica em Santa Maria.

Obs. Em Santiago são 7 cidades da região atendidas. 

Mesmo Santiago tendo dois médicos legistas, o município não poderá mais realizar exames de necropsias, de corpo de delito para atestar lesões, de conjunção carnal para atestar agressões sexuais, sem falar nos prejuízos às investigações policiais que dependem dos laudos.

Rafael acrescenta que haverá dano psicológico às famílias que perderem familiares pela demora no traslado para outro município, havendo, ainda, custos adicionais para os familiares.

Demanda é baixa
A redação conversou com o médico legista Eliseu Garcia, o qual informou que a demanda de serviços é baixa em Santiago e até diminuiu nos últimos anos. Por ora, haverá atendimento duas vezes por semana em Santiago no caso das lesões.

TUDO EM SANTA MARIA
Uma possível razão para esse fechamento se dá pela aposentadoria dos legistas de Santa Maria, onde a procura pelos serviços é intensa. Assim, os dois legistas de Santiago (José Carlos Ourique é o outro especialista) já estão atuado lá algumas vezes na semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta