Apoiam este projeto:

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Irã jura vingança contra EUA

GIRO CRÍTICO E NOTICIOSO
Uma multidão homenageou o general Suleimani, morto por um ataque americano. Seu sucessor reforça o grito de vingança. "Seguiremos o caminho do mártir Suleimani e a única compensação será expulsar os Estados Unidos da região", disse Esmail Qaani.

Tumulto no funeral 
deixa mais de 30 mortos
Irã - Mais de 30 pessoas morreram pisoteadas e 190 ficaram feridas em tumulto no Irã, durante o funeral do general Soleimani, morto pelos EUA. A cidade de Kerman foi invadida por uma maré humana. O general é considerado herói pela luta travada contra os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria.

Preço gasolina vai estabilizar
Bolsonaro diz que preço da gasolina vai se estabilizar.  “O preço está alto na bomba, mas não há como tabelar. Parece que o impacto do caso EUA x Irã não foi grande; 5% e passou para 3,5%. A tendência é estabilizar”, afirmou. O presidente também voltou a manifestar apoio a Trump e afirmou que o Brasil vai colaborar com o combate ao terrorismo.

Negócios Brasil Irã
O presidente Bolsonaro conversará com o ministro Ernesto Araújo para decidir o que fazer após o Irã pedir explicações ao Brasil sobre o posicionamento brasileiro frente aos acontecimentos Iraque x EUA. Bolsonaro reafirmou repúdio ao terrorismo, mas que pretende manter comércio com aquele país.

Jornalistas em extinção?
Em mais um ataque à imprensa, Bolsonaro disse que os jornalistas são uma “raça em extinção” e deveriam estar vinculados ao Ibama, órgão  responsável por políticas de preservação de espécies.

O dever da verdade
O famoso jurista Ruy Barbosa dizia que tinha nojo pelas relações incestuosas entre governos e imprensa, já que a imprensa é a vista da nação. “Sem vista mal se vive. Vida sem vista é vida no escuro, vida no medo, rumo à mercê do acaso”.

De bico com o filho?

O jornalista Lauro Jardim afirmou no jornal O Globo que o presidente  Bolsonaro e um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro, não estão se falando. Carluxo, como é conhecido, tem sido apontado como o principal pivô de crises no governo. Ele foi o responsável, por exemplo, pela saída do ex-ministro Gustavo Bebianno e teve influência na demissão do general Carlos Alberto Santos Cruz, que era ministro-chefe da Secretaria de Governo.

Petista fake news
Deputado petista publica vídeo falso sobre ataque americano ao general iraniano. Carlos Zarattini afirmou que cenas de um jogo de celular seriam do assassinato de Qassim Suleimani. Na cena, um comboio de veículos é observado do alto quando disparos de metralhadora e mísseis são autorizados. O site da Veja desmentiu tudo.

Presidenciável, Huck vai ao 
Fórum Econômico Mundial
O global Luciano Huck (foto), cotado a presidenciável em 2022, irá a Davos, na Suíça, onde faz participação no Fórum Econômico Mundial no fim deste mês. Governadores do Nordeste avaliam que a aproximação do apresentador com líderes da região é benéfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Nova Pauta é um blog noticioso e crítico, portanto sua opinião é sempre bem-vinda. No entanto, seu comentário não será aceito se ele contiver conteúdo de de cunho racista, discriminatório, acusativo ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas e instituições;

E, de preferência, identifique-se. Mantenha o nível, mostre sua inteligência e contribua para um bom debate. Assim, sua crítica será bem recebida pelos leitores se você usar o poder do argumento.

É proibida a reprodução de parte ou do todo desta publicação sem a permissão dos seus autores.

Por fim: TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO LIDOS antes de serem publicados. E isso pode demorar. Portanto, aguarde.

Editores

João Lemes
Éder Alves
Nova Pauta